<b>Nenhum Homem é Estrangeiro</b>
Sai com a próxima edição do nosso jornal o novo título da Biblioteca Avante!, Nenhum Homem é Estrangeiro, de Joseph North. Trata-se de um apaixonante livro de memórias que retrata o percurso de um jornalista norte-americano até à imprensa comunista e de esquerda e o seu trabalho nas difíceis condições dos Estados Unidos da América.
Com uma escrita limpa e entusiasmante, o autor faz reviver factos, acontecimentos e figuras determinantes de um período decisivo da história do mundo – desde o crash da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, à vitória sobre o nazi-fascismo em 1945. Ao longo das suas páginas, o leitor toma contacto com realidades tão variadas como a luta dos negros norte-americanos, a Guerra Civil de Espanha e as Brigadas Internacionais, a criação da Federação Sindical Mundial e Cuba ainda antes de Baptista, a primeira visita aos campos de concentração nazis ou o New Deal de Roosevelt. Ao mesmo tempo que fica a conhecer o retrato traçado por Joseph North de personagens como Charles Chaplin, Ernest Hemingway, Juan Marinello, Angelo Herndon, Alvah Bessie, nascido do contacto directo.
O autor nasceu em Chester, na Pennsylvania em 28 de Outubro de 1904 numa família operária de emigrantes ucranianos. Apesar das origens humildes, conseguiu frequentar um curso universitário, iniciando em seguida a sua actividade de jornalista em jornais locais. Nos anos 20, aderiu ao Partido Comunista dos Estados Unidos tendo dirigido e participado na criação de alguns dos mais importantes órgãos de imprensa de esquerda naquele país, como o diário Daily Worker e a revista New Masses.
Membro do Comité Central do PCEUA, o autor do livro desenvolveu uma intensa actividade junto dos meios intelectuais e jornalísticos daquele país e foi figura destacada dos movimentos da paz e de direitos cívicos dos negros e na actividade internacionalista dos comunistas norte-americanos. Foi o autor do primeiro livro escrito por um cidadão dos EUA sobre Cuba revolucionária. Joseph North morreu em 1976. O livro custa 9,50 euros.